7 coisas que você precisa saber antes de realizar a sua lipoaspiração!

7 coisas que você precisa saber antes de realizar a sua lipoaspiração!

1- Para quem é indicada? Quais locais podem ser aspirados? 


Doutor, eu preciso fazer lipoaspiração? Quando essa pergunta vem à tona, naturalmente é lançada a réplica tal qual Sócrates devolvendo a pergunta: depende, você deseja realizar? 

Dialética à parte, a indicação de lipoaspiração não está apenas em um fator ou no desejo exclusivo de quem procura o cirurgião plástico, mas sim no contexto do desejo do paciente. A lipo está indicada para quem deseja retirar gordura localizada, perder gordura abdominal e diminuir as medidas que aumentadas por acúmulo de gordura em regiões determinadas, como: cintura, costas, axila, meio das coxas, joelho e abaixo do queixo (papada).


2- Como a lipoaspiração é feita? 


Como toda cirurgia, a lipoaspiração deve ter todo cuidado tal qual qualquer outro procedimento desta natureza. Dentre os cuidados essenciais eu cito: ser realizada por cirurgião plástico associado na sociedade brasileira de cirurgia plástica, em bloco cirúrgico que suporte este tipo de procedimento, com presença de médico anestesista. Portanto, segurança em primeiro lugar. A técnica em si consiste em uma extração da gordura por meio de cânulas específicas ligada a um aparelho lipoaspirador.


3- Quem faz lipoaspiração volta a engordar? 


O corpo humano é extremamente inteligente, a natureza foi sábia em projetar o corpo e, portanto, caso a paciente não siga uma rotina de dieta e exercícios após o procedimento pode voltar a engordar sim com um padrão de acúmulo de gordura diferente, com o corpo priorizando o acúmulo em regiões onde não foram aspiradas e entre as vísceras, a famosa gordura visceral.


4- Qual a diferença entre os tipos de lipoaspiração?


Lipo HD, Hidrolipo, Lipo a Laser, etc. Várias são as denominações para a mesma cirurgia. Sim, todos os nomes acima determinam a finalidade que é retirar gordura por meio de cânulas ligadas a um aparelho lipoaspirador. Entre elas, cito a Lipo HD por ser a que mais está em voga; esse procedimento prioriza as marcações do músculo reto abdominal para dar a aparência de um abdome mais atlético, marcando as áreas de transição do abdome. Algumas técnicas podem lançar mão de algum tipo de tecnologia, como o laser que serve para "amolecer" a gordura facilitando a sua retirada. Outras variam o nome de acordo com a forma de preparo, como a Hidrolipo que é apenas uma lipoaspiração convencional com uma quantidade maior de solução umectante para gerar menos sangramento. Todas as denominações podem parecer que fazem diferenciar totalmente o padrão da cirurgia, mas não, muitas vezes a diferença está apenas no nome. Portanto, mais importante do que a informação a respeito dos diferentes tipos de lipoaspiração é a consulta com seu cirurgião para que todas as dúvidas sobre o procedimento possam ser sanadas.


5- O que é a lipo sem cortes?


Quem não quer fazer um procedimento cirúrgico e ter o mínimo impacto, sem cortes? Para isso, surgiu a lipo sem cortes. Consiste numa injeção de uma enzima que dissolve gordura a eliminando. Milagre, né? Porém, infelizmente esse tipo de procedimento, além de pouco preciso, utiliza um produto que ainda não foi regulamentado pela ANVISA. Como a lipo convencional é uma retirada de gordura por visão direta permite ao cirurgião fazer os acabamentos necessários para o excelente resultado, o que não é possível com a

lipoaspiração sem cortes ou como também é chamada lipoaspiração enzimática.


6- Com a Lipoaspiração é possível tirar também a gordura das costas?


Sim, no mesmo procedimento pode ser feita a lipoaspiração para retirada de gordura das costas além da gordura da barriga. Tudo isso passa pelo planejamento pré-operatório e deve ser individualizado de acordo com cada caso, daí a importância da consulta com seu cirurgião para se certificar se a sua queixa é compatível com a técnica a ser utilizada.


7- É possível usar a gordura retirada para aumentar o bumbum?


Sim, esta é a técnica e lipoenxertia. A gordura aspirada é preparada para que ocorra a melhor ''pega'' no local a ser colocada, ou como se fala de maneira mais técnica, enxertada. Cabe lembrar que nem sempre toda a gordura enxertada fica no local, uma parte pode ser reabsorvida o que é extremamente variável de acordo com cada organismo.


Essas respostas foram  suficientes para sanar as suas dúvidas antes da lipoaspiração? Caso deseje saber algo mais, entre em contato comigo!

Gostou? Compartilhe este post:

Publicado por:

Dr Pedro Jaccottet

no dia 02/08/2023

Agende sua consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais