A queda de próteses mamárias é uma preocupação comum para muitas mulheres que passaram por cirurgia de aumento dos seios. Afinal, após investir tempo, dinheiro e esforço para obter os resultados desejados, ninguém quer que suas próteses mamárias caiam ou se movam de forma indesejada.
Felizmente, existem medidas que podem ser tomadas para prevenir a queda das próteses mamárias e garantir uma aparência duradoura e satisfatória. Neste artigo, discutiremos algumas estratégias importantes para ajudar a evitar a queda de próteses mamárias. Confira!
O que você verá por aqui:
• Prótese acima ou abaixo do músculo
• Qual a técnica para prevenir a queda de próteses?
• Fatores extrínsecos que afetam a ptose mamária
• Técnica do sutiã interno
Prótese acima ou abaixo do músculo
Doutor, a minha prótese vai ser colocada abaixo do músculo para não cair?
Esta é uma das principais perguntas que as pacientes fazem ao seu cirurgião plástico quando se trata de mamoplastia.
Embora a prótese possa ser colocada acima ou abaixo do músculo, a decisão é determinada pela indicação médica do caso de cada paciente e pela experiência do cirurgião com uma técnica ou outra.
Portanto, a resposta da pergunta acima é Não. Se após uma avaliação na consulta
médica com o seu cirurgião plástico foi optado por colocação de implante abaixo do
músculo, pode ter certeza que foi para alguma indicação relativa ao seu caso. Afinal, todos
cirurgiões buscam a maneira de dificultar a queda das mamas com todas as técnicas
possíveis.
Qual a técnica para prevenir a queda de próteses?
A mama é um órgão feito de tecidos moles (gordura e glândula mamária) presa a outra parte mole (músculo) e fica a 90 graus do vetor da gravidade, portanto a ptose mamária está muito mais ligada a fatores extrínsecos ao corpo do que intrínsecos. Para amenizar a queda que pode vir a ocorrer com o tempo, usamos a técnica do sutiã interno.
Fatores extrínsecos que afetam a ptose mamária
A mama é feita de tecidos moles e é presa a outra parte mole do corpo (músculo). Isso significa que ela está sujeita aos fatores externos, como a gravidade, que podem levar ao desenvolvimento de ptose mamária.
Técnica do sutiã interno
A técnica do sutiã interno é usada para amenizar a queda que pode ocorrer com o tempo. O processo envolve a realização de uma sutura forte no sulco mamário, a fim de prender a prótese na parte superior do tórax. Isso ajuda a evitar que a mama caia e mantenha seu formato.
Em suma, colocar a prótese abaixo do músculo não garante que ela não vai cair. A decisão de colocar a prótese acima ou abaixo do músculo é determinada pela indicação médica do caso e pela experiência do cirurgião com uma técnica ou outra. Para prevenir a ptose mamária, a técnica do sutiã interno é uma boa opção.
Se você está pensando em realizar uma mamoplastia, entre em contato para entender melhor as várias indicações e técnicas disponíveis para você!