Mastopexia com ou sem prótese: a cirurgia para levantar as mamas

Mastopexia com ou sem prótese: a cirurgia para levantar as mamas

1. O que é Mastopexia?

Originária do grego, onde "Masto" significa mama e "Peksis" denota fixação, a Mastopexia é a cirurgia realizada para elevar as mamas. Por meio de uma intervenção cirúrgica, o tecido mamário que está na parte inferior é reposicionado para a parte superior, promovendo um rejuvenescimento dos seios. Esse método, considerado clássico e reconhecido, proporciona resultados naturais, sem alterações significativas no volume mamário.


2. Mastopexia com Prótese

Muitas pacientes desejam não apenas levantar as mamas, mas também aumentar seu volume. Para essas mulheres, a Mastopexia com prótese é uma excelente opção. Essa técnica é semelhante à Mastopexia convencional, mas com a adição de implantes de silicone. A principal diferença no resultado está na obtenção de um pólo superior mais definido, uma forma mais arredondada e durabilidade na sustentação. Isso ocorre porque os implantes de silicone fornecem volume e suporte adicional.


3. A cirurgia pode evitar que os seios caiam novamente?

A resposta para essa pergunta não depende apenas do cirurgião, mas também das leis da natureza, em especial, a lei da gravidade. As mamas são órgãos moles presos a outra estrutura mole, e juntos eles têm um vetor de crescimento perpendicular à força da gravidade. Portanto, é mais apropriado dizer que, por meio de técnicas adequadas, podemos retardar a flacidez, mas não evitá-la completamente. Vários fatores influenciam na flacidez das mamas, incluindo o volume mamário anterior à cirurgia, a qualidade da pele, o tamanho e o formato dos implantes de prótese.


4. Como será a cicatriz da Mastopexia e em que formato ela ficará?

O formato clássico da cicatriz resultante da Mastopexia é conhecido como padrão Wise, caracterizado por uma cicatriz vertical que liga a aréola ao sulco mamário, juntamente com outra que segue o contorno do sulco mamário, formando uma aparência de um "T" invertido. Em alguns casos, é possível adotar a cicatriz em forma de "L", na qual a parte média do "T" é omitida para proporcionar um decote mais livre. No entanto, a decisão sobre qual técnica adotar deve ser discutida com o cirurgião plástico. A escolha do formato da cicatriz não prediz o resultado final, mas indica que a técnica foi escolhida com base na singularidade de cada paciente, uma vez que cada caso é único e requer uma abordagem personalizada.


Ao considerar uma cirurgia para levantar a mama, é fundamental consultar um cirurgião plástico certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para estabelecer um plano de tratamento adequado ao seu caso específico. Lembre-se de que a busca por resultados satisfatórios deve sempre ser realizada com o devido cuidado e consideração pelas suas necessidades individuais.

Gostou? Compartilhe este post:

Agende sua consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais