Os mitos e verdades sobre as próteses de silicone esclarecendo dúvidas comuns

Os mitos e verdades sobre as próteses de silicone esclarecendo dúvidas comuns

O que você encontrará por aqui:


As próteses de silicone precisam ser trocadas a cada 10 anos? 
Qual o tipo de anestesia para cirurgia de prótese de mama? 
Qual o melhor tipo de prótese? 
Qual o tipo de prótese ou técnica que não cai? 
Existem formatos diferentes de próteses? 
Este tipo de cirurgia pode ser feito em clínica, sem ser hospital? 
Existe algum tipo de risco neste procedimento? 
O que significa o cirurgião ser especialista pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA(SBCP)? 
O papel da cirurgia plástica na reconstrução da imagem corporal.


As Próteses de silicone precisam ser trocadas a cada 10 anos? 


Não, apesar de não serem implantes permanentes, as próteses não tem validade fixa para troca, esta indagação veio de um estudo americano que analisou um tipo específico de implante na década de 90.


Qual o tipo de anestesia para cirurgia de prótese de mama? 


Para a prótese de silicone opta-se por anestesia geral para garantir um melhor conforto e segurança para a paciente. 


Qual o melhor tipo de prótese? 


Não existe uma prótese melhor que a outra, o que existe é a melhor indicação para você. A melhor prótese para uma menina de 1,60m pesando 48 quilos não será a mesma indicada para uma outra paciente de 1,75 e 60 quilos. Claro, peso e altura não são os únicos determinantes, é necessária uma avaliação com o seu cirurgião para esclarecer todas as dúvidas e estabelecer o melhor plano para você. Em outras palavras, para cada peito há um silicone específico. 


Qual o tipo de prótese ou técnica que não cai? 


Este tipo de prótese ou técnica ainda não inventaram e, muito provavelmente, nem existirá. Existem técnicas que atenuam a queda, entretanto dificilmente a evitam. A queda das mamas é explicada por algumas características relativas e uma absoluta. As relativas são: qualidade da pele, volume mamário, características do tecido mamário da paciente entre outras. A absoluta, não tem como fugir: é a lei da gravidade, talvez seja ela a grande determinante do fator queda, e dela não há como fugir. 


Existem formatos diferentes de próteses? 


Sim, existem. Próteses variam em formatos e perfis, os mais conhecidos são: formatos redondo, cônica e em gota; já os perfis são: baixo, moderado, alto e extra alto. A indicação para cada tipo específico varia de acordo com o desejo da paciente e o formato do tórax, sendo que na maioria das vezes usamos próteses de formato redondo e perfil alto e extra alto. 


Este tipo de cirurgia pode ser feito em clínica sem ser hospital? 


Para qualquer tipo de procedimento que você deseja realizar, existe no site do Conselho Nacional dos Estabelecimentos de saúde a lista de estabelecimentos indicando qual tipo de procedimento podem realizar de acordo com o porte e o tipo de anestesia. Importante ressaltar que cirurgias plásticas são eventos médicos e que, portanto, devem ser realizadas em ambientes preparados com o melhor preparo possível, ou seja, possuir equipe bem treinada, material adequado e instalações de primeira linha para que todo risco seja minimizado. 


Existe algum tipo de risco neste procedimento? 


Embora seja um procedimento muito seguro com raras complicações, a mamoplastia de aumento é uma cirurgia e, portanto, envolve riscos. Devido ao alto rigor na formação dos profissionais e a excelência das instituições de saúde certificadas pela ANVISA, os riscos deste procedimento são minimizados às vezes até parecendo não existirem. Por isso, deve-se certificar que o profissional a realizar o procedimento seja um Cirurgião Plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 


O que significa o cirurgião ser especialista pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA(SBCP)? 


A SBCP aplica anualmente a prova para obter o título de especialista, é um evento que envolve um rígido exame teórico e prático com a finalidade de testar os conhecimentos do profissional candidato em todas as áreas de conhecimento da cirurgia plástica. Para conferir se o seu cirurgião de escolha está neste seleto grupo, basta clicar no link abaixo: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/ 

 

Se você deseja saber mais sobre o assunto, não hesite em entrar em contato! Será um prazer atendê-la.

 

Gostou? Compartilhe este post:

Publicado por:

Dr Pedro Jaccottet

no dia 11/07/2023

Agende sua consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais